Você sabia que a alimentação está diretamente relacionada às cólicas e outros sintomas da TPM?
Em todas as fases do ciclo menstrual, a alimentação é uma importante aliada da mulher, no entanto, durante os dias que antecedem a menstruação, sua influência aumenta e alguns alimentos podem causar desconfortos.
Alguns alimentos, como frituras, açúcares e cafeína, são ricos em sódio e fazem com que retenhamos mais líquido, causando uma sensação de inchaço no corpo, além de aumentarem a inflamação no organismo, agravando cólicas, acne, dor de cabeça e alterações no humor. Por outro lado, alimentos ricos em Ômega 3 têm propriedades anti-inflamatórias, que aliviam os sintomas.
Além disso, se você costuma ficar de mau-humor durante a TPM, tente inserir o aminoácido triptofano no seu dia a dia, ele ajuda o organismo a produzir serotonina, um hormônio que aumenta a sensação de alívio e bem-estar e que fica com níveis mais baixos nos dias que antecedem a menstruação. Podemos encontrá-lo em bananas, lentilha e chocolate amargo, por exemplo.
Mas não são só males que os alimentação pode causar! Alimentos ricos em cálcio, zinco e magnésio, por exemplo, são ótimos para uma menstruação desregulada, pois ajudam na regulação dos principais hormônios da mulher, a progesterona e o estrogênio, possibilitando um ciclo menstrual mais definido.