Sinais de que a sua saúde íntima precisa de atenção

Precisamos estar atentas aos sinais que o nosso corpo dá!

A nossa região íntima, muitas vezes, nos avisa quando algo não vai bem… Por isso, não podemos ignorar nenhum incômodo ou alteração, por mais sutil que seja.

 

Os mais comuns são:

 

Vermelhidão e coceira: podem significar uma reação alérgica ou inflamação, causadas por higiene incorreta, absorvente externo ou alergia a algum produto passado na região.

 

Odor desagradável: o cheiro da vagina varia ao longo do ciclo menstrual e costuma ser suave, mas se esse odor estiver forte e desagradável, pode ser que a sua flora vaginal esteja desequilibrada.

 

Corrimento: nesses casos, precisamos saber diferenciar secreção de corrimento…

Aquela secreção transparente e sem odor, com consistência semelhante à clara de ovo, é completamente normal! Esse é o muco cervical, liberado durante o período fértil.

 Mas os corrimentos com cheiro desagradável, com coloração (acinzentado ou amarelado, por exemplo) e consistência pastosa são indicativos de que você está com alguma infecção vaginal!

 

Ressecamento vaginal: a falta de lubrificação não é normal e nem sempre é falta de libido! Esse desconforto pode acontecer em mulheres de todas as idades, mas é mais comum durante o Climatério e a Menopausa. Também pode ser causado por alterações nos níveis de estrogênio, uso de determinados medicamentos e até fatores psicológicos.

 

Sinais como esses raramente estão sozinhos, eles costumam estar associados a outros desconfortos íntimos.

 

Se você se identificou com alguns, entre em contato com a sua Ginecologista!

Compartilhe
plugins premium WordPress