A região da virilha está sujeita a escurecer por diversos motivos. Um dos principais é que, por ser uma área de dobra, sofre maior atrito que as demais, o que provoca irritação e hiperpigmentação da pele. Mulheres que estão acima do peso apresentam essas manchas mais facilmente, pois o atrito é maior na região entre pernas.
Normalmente, quem passa por desequilíbrios hormonais, porta diabetes ou outras doenças endócrinas, tende a ter manchas escuras não só na virilha, mas também na axila e no pescoço, por exemplo.
Outro fator que gera o escurecimento da região é a depilação frequente com lâmina ou cera. Isso acontece, pois, ao arrancar os pelos, tendem a ser geradas pequenas lesões e a pele fica mais sensível. Esse processo pode refletir na foliculite – inflamação dos folículos pilosos – que, por consequência, resulta em uma maior produção de melanina na área.
Como clarear as manchas escuras na virilha?
Felizmente, existem tratamentos que permitem a redução da melanina acumulada nesses locais, devolvendo o tom natural da pele. Os mais indicados são:
- Peeling Químico
Esse procedimento consiste na aplicação de soluções clareadoras, escolhidas de acordo com a cor e o tipo de pele da paciente. Essas substâncias promovem a remoção da camada superficial da pele, melhorando a cor, textura e hidratação da região.
- Microagulhamento íntimo
Ele é realizado na parte externa da vulva e na virilha, passando por toda a área hiperpigmentada. São microagulhas que causam micropunções e provocam um estímulo inflamatório, que aumenta a produção de colágeno no local e ajuda na regeneração da pele, clareando e rejuvenescendo a região.
- Laser
Esse tratamento remove a camada superficial e escurecida do tecido e estimula a produção de colágeno na camada mais profunda. Além de clarear, também auxilia na diminuição da flacidez do local e pode tratar problemas funcionais.
Recupere a sua autoestima! Ainda dá tempo!