A Menopausa é o nome dado à última menstruação da mulher, que marca o final da sua fase reprodutiva. Isso ocorre devido à falência da função dos ovários e a redução na produção natural dos hormônios estrogênio e progesterona, essenciais no processo reprodutivo.
Uma das funções do estrogênio é proteger e fixar o cálcio nos ossos, inibindo seu enfraquecimento. Como esse hormônio está em queda na Menopausa, há um maior risco de Osteoporose.
A Osteoporose, por sua vez, é uma doença sem cura, caracterizada pela diminuição da densidade óssea, o que deixa os ossos frágeis e porosos. Por ser uma condição silenciosa, geralmente é descoberta quando já está em estágio avançado, com dores e fraturas, a menos que seja investigada ativamente.
Por isso, recomenda-se que mulheres acima dos 40 anos realizem com regularidade o exame de Densitometria Óssea, que é pouco invasivo e capaz de investigar a Osteoporose em estágios primários, possibilitando um tratamento precoce. Antes dessa idade, o exame só deve ser feito por mulheres que tenham um histórico familiar ou alguma dificuldade do organismo em absorver cálcio.
É essencial prevenir! Mantenha o seu acompanhamento ginecológico durante a Menopausa, para que os seus níveis hormonais sejam monitorados e para saber a hora certa de iniciar a Reposição Hormonal.