A menopausa é o período que procede à última menstruação. Em média, esse acontecimento costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos. Contudo, antes disso, a mulher já começa a sentir os sinais que preparam o corpo para tal.
Esse período que antecede a menopausa é o que chamamos de climatério. Nele, o ovário começa a sofrer uma queda gradativa da produção de dois hormônios: o estrogênio e a progesterona, até que a produção cesse totalmente. Como consequência, o corpo inteiro sofre alterações, desde a pele até as emoções.
É normal que as mulheres sintam ondas de calor, suores noturnos, baixa libido, ansiedade e secura vaginal já no climatério. Além disso, os ciclos menstruais ficam irregulares. O climatério pode durar meses ou anos, até que a mulher fique um ano sem menstruar, para que seja decretada a menopausa.
Quando a produção desses hormônios para por completo, há um efeito de longo prazo no coração e nos ossos, que podem deixar as mulheres mais vulneráveis a doenças cardíacas e a osteoporose.
É um período de transformações que geram desconfortos e desafios.
Como amenizar esses sintomas?
Adotar bons hábitos como alimentação saudável e atividade física são excelentes para aliviar alguns dos sintomas citados.
No entanto, destaco a reposição hormonal como a melhor e mais eficiente opção para devolver a qualidade da mulher que está passando por essa fase.
Consulte a sua ginecologista para saber o melhor método e composição.
A menopausa não precisa ser um martírio!