Calma! É normal surgirem dúvidas e inseguranças quando se trata de procedimentos a serem feitos no nosso corpo. Hoje vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre os Implantes Hormonais.
Adeus, TPM!
Olá, Equilíbrio Hormonal!
Os Implantes hormonais são dispositivos de silicone preenchidos por hormônios que são liberados de forma gradativa e constante quando colocados sob a pele. Seu objetivo é repor os hormônios perdidos e proporcionar mais qualidade de vida às mulheres.
A maioria das pacientes optam pelos implantes pela praticidade de seu uso e normalmente o motivo das mulheres jovens para implantar é a contracepção e a melhora da TPM, mas ele é indicado também para tratamento da Endometriose e Adenmiose. Já no caso de mulheres no período da menopausa, os implantes funcionam como forma de modulação hormonal.
Então, vamos às VERDADES:
– Os Implantes Hormonais são um método contraceptivo altamente eficaz;
– Podem ter alguns efeitos colaterais, como oscilações de humor nos primeiros 3 meses;
– Perde o efeito assim que removido. Os hormônios não permanecem no corpo;
– O implante fica praticamente invisível.
Quantos aos MITOS:
– Dói para implantar;
– Causa infertilidade;
– O implante pode ser perdido pelo corpo;
– Engorda.
São 5 possibilidades diferentes de hormônios a serem administrados. Alguns trazem também benefícios secundários ao favorecer o ganho de massa magra e reduzir a gordura corpórea e a celulite. No entanto, não devem ser utilizados para finalidade estética, uma vez que podem colocar a saúde em risco.
O tipo de hormônio e a dosagem devem ser avaliados e determinados por um médico, levando em conta as necessidades de cada paciente.