Mitos e verdades sobre o câncer de mama

Você sabia que o câncer de mama é o mais fatal entre as mulheres no Brasil? No entanto, se diagnosticado no início, chances de cura são acima de 90%!

Você sabia que o câncer de mama é o mais fatal entre as mulheres no Brasil? No entanto, se diagnosticado no início, chances de cura são acima de 90%!

 

Mas para que as chances de cura e sobrevida sejam maiores, a prevenção é essencial. Por isso, campanhas como o Outubro Rosa são feitas anualmente em todo o país.

 

Como a maioria das doenças, o Câncer de Mama é rodeado de mitos, mas será que todos são mentirosos? Continue lendo para descobrir!

 

“Amamentar diminui as chances de câncer de mama” VERDADE!

 

  • A relação entre a amamentação e o câncer de mama existe porque a amamentação reduz o número de ciclos menstruais e, portanto, da exposição a alguns hormônios femininos por vezes associados ao surgimento de tumores, como o estrogênio.

 

“Usar desodorante causa câncer de mama” MITO!

 

  • O câncer surge a partir de uma mutação do DNA e nenhum desodorante tem o poder de causar essa mutação. Pode usar seu desodorante tranquilamente!

 

“O câncer de mama nem sempre apresenta sintomas” VERDADE!

 

  • Nem sempre a mulher terá caroços e nódulos nos seios. Por isso, os exames anuais (como a mamografia) são tão importantes, para identificar casos em que a mulher não apresenta sintomas claros.

 

“O câncer de mama só afeta mulheres com histórico de câncer na família” MITO!

 

  • Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas de 5 a 10% dos casos de câncer de mama estão relacionados a fatores hereditários.

 

“A idade é um fator de risco para o câncer de mama” VERDADE!

 

  • Mulheres mais velhas têm mais chances de desenvolver câncer de mama, principalmente após os 60 anos. Mas isso não quer dizer que mulheres de todas as idades não devam fazer os exames para prevenção!

 

Lembre-se: a prevenção sempre será o melhor tratamento!

Compartilhe
plugins premium WordPress