A vida fértil da mulher é marcada por dois grandes momentos: a menarca, que é o primeiro fluxo menstrual, e a Menopausa, que é a última menstruação.
Com a proximidade do final da fertilidade, o organismo começa a manifestar alguns sinais característicos da falência ovariana. A esse período chamamos de Climatério.
O Climatério consiste no período pré e pós Menopausa, ou seja, ele é a transição entre a fase reprodutiva e não-reprodutiva da mulher, e é marcado por 3 fases:
- Pré-menopausa
Acontece por volta dos 35 aos 40 anos de idade.
Além de ser caracterizada pelo início da diminuição da produção do estrogênio e da progesterona, também é o momento em que a fertilidade da mulher pode ser reduzida em, aproximadamente, 20%.
- Perimenopausa
Geralmente, ocorre em mulheres dos 40 aos 45 anos.
Nessa fase, alguns incômodos característicos começam a surgir, como: irregularidade nos ciclos menstruais, suores noturnos, ondas de calor, insônia e queda na libido.
- Pós-menopausa
Definida a partir dos 45/50 anos.
Ela é decretada depois de 12 meses consecutivos da última menstruação. A partir daí, o climatério termina, mas manifestações do processo de envelhecimento podem surgir, como: osteoporose e frouxidão vaginal.
- Para tratar os sintomas dessas fases, a Reposição Hormonal pode ser uma excelente opção. Converse sobre esse tratamento com uma Ginecologista especializada e de confiança.
O Climatério não precisa ser um fardo. Abrace essa fase com carinho!