Em geral, a durabilidade da Toxina Botulínica é de 4 a 6 meses, dependendo do organismo da paciente. No entanto, se você sentiu que o seu Botox durou menos que o esperado, é muito provável que tenha sido uma consequência de hábitos que diminuem os efeitos do procedimento.
Para que os seus resultados sejam duradouros, evite:
- Fazer “caretas”: seja para testar o Botox, ao estar exposta ao sol ou durante exercícios físicos, por exemplo. A Toxina Botulínica age justamente inibindo a contração muscular facial, e forçar esse movimento excessivamente reduz a ação do tratamento.
- Fumar: o cigarro, além de diminuir muito os efeitos do Botox, acelera a perda de colágeno e, consequentemente, o processo de envelhecimento.
- Temperaturas altas perto da região aplicada: a Toxina Botulínica é sensível ao calor, então busque sempre passar protetor solar – evitando a exposição ao sol entre 10h e 16h -, tome cuidado com o secador de cabelo próximo ao rosto e evite ficar muito tempo em ambientes quentes, como saunas.
- Estresse: o aumento de cortisol é prejudicial à ação do Botox.
- Alimentos gordurosos e ricos em açúcares: pois eles aceleram o processo de envelhecimento e a formação de rugas estáticas, aquelas que são visíveis até mesmo com o rosto relaxado.
Esses hábitos devem ser evitados ao longo da sua vida, mas principalmente após a aplicação do Botox!