O ciclo menstrual é regulado pela interação de 4 hormônios: estrogênio, progesterona, Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH); e tem 3 fases:
1 Folicular (antes da liberação do óvulo)
2 Ovulatória (liberação do óvulo)
3 Lútea (depois da liberação do óvulo)
Ele se inicia no primeiro dia da menstruação, que marca o primeiro dia da fase FOLICULAR, em que a concentração de estrogênio e de progesterona está baixa. A concentração de FSH aumenta levemente, estimulando o desenvolvimento de vários folículos nos ovários, responsáveis por produzir estrogênio. Cada folículo contém um óvulo, mas apenas um folículo continuará a se desenvolver.
A fase OVULATÓRIA inicia com um surto na concentração de FSH e LH – que estimula a liberação do óvulo de dentro do folículo (ovulação). A concentração de estrogênio diminui durante o surto e a concentração de progesterona começa a aumentar.
Em seguida, durante a fase LÚTEA, ocorre uma redução na concentração de LH e FSH, fazendo com que o folículo rompido se feche após a liberação do óvulo, formando um corpo lúteo, que produz progesterona. Os altos níveis de progesterona e o estrogênio fazem com que o corpo de prepare para uma possível fecundação, deixando o revestimento do útero mais espesso.
Se o óvulo for fecundado, o corpo lúteo continua a funcionar durante o início da gestação, para que a gravidez seja mantida. Mas, se o óvulo não for fecundado, o corpo lúteo se degenera e já não produz mais progesterona, a concentração de estrogênio diminui e o útero sofre uma descamação, dando início a um novo ciclo menstrual.