Como escolher o DIU ideal

Por ser um contraceptivo seguro, de longa duração e prático, que não precisa de ação da paciente para agir, o DIU é um método que vem se tornando cada vez mais popular.

O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um pequeno dispositivo com ação contraceptiva reversível, de longa duração e alta eficácia.

 

Existem 2 tipos de DIU, que são o Hormonal e o Não Hormonal…

 

  • DIU HORMONAL

Que pode ser:

Kyleena: por ter comprimento e diâmetro menores, ele é ideal para adolescentes e mulheres que nunca engravidaram, pois o seu tamanho facilita a inserção e diminui o risco de rejeição.

Mirena: recomendado para mulheres que sofrem com endometriose e sangramento menstrual excessivo.

 

Ambos agem liberando doses de Levonorgestrel, um hormônio sintético da Progesterona, que impede a ovulação, afina o endométrio e torna o muco cervical mais espesso.

 

Ainda que eles tenham tamanhos e doses hormonais diferentes, isso não altera a sua eficácia.

 

Validade contraceptiva: até 5 anos | Eficácia: +99%

 

  • DIU NÃO HORMONAL

Existem 2 tipos e ambos indicados para mulheres que não querem métodos contraceptivos hormonais ou possuem contraindicações a eles.

 

DIU de Cobre: atua a partir da liberação de íons de cobre, o que prejudica a mobilidade dos espematozoides em torno do útero, dificultando assim a fecundação.

 

Validade contraceptiva: até 10 anos | Eficácia: +99%

 

DIU de Cobre e Prata: esse dispositivo possui cobre e um anel de prata na sua estrutura, o que, além de tornar o útero hostil aos espermatozoides, também diminui o processo inflamatório na região uterina – reduzindo as cólicas menstruais e o fluxo menstrual.

 

Validade contraceptiva: até 5 anos | Eficácia: +99%

 

Vale lembrar que a escolha do melhor método para você deve ser feita com orientação e acompanhamento da sua Ginecologista!

Compartilhe
plugins premium WordPress