A idade ideal para levar a sua filha à Ginecologista pela primeira vez

A idade ideal para levar uma menina à Ginecologista pela primeira vez

Muitos pais têm medo de que a ida da filha à primeira consulta ginecológica soe como um incentivo ao início da sua vida sexual, mas, na verdade, o acompanhamento médico é importante para que ela consiga entender as mudanças pelas quais o seu corpo passa durante a puberdade, além de monitorar a sua saúde.

Mesmo sem uma vida sexual ativa – e até longe de começá-la, recomenda-se que a menina tenha um acompanhamento especializado.

Por cada organismo ser único e reagir de uma determinada forma, não há uma idade definida para que a menina comece a consultar uma ginecologista. Mas, o ideal é que a primeira visita aconteça logo após a primeira menstruação ou ao surgirem sinais de puberdade, como crescimento de pelos na região íntima, crescimento das mamas e aparecimento de espinhas.

Algumas meninas ficam com receio da primeira consulta, com medo de como será. Por isso, é importante que os pais a acalmem esclarecendo que a Ginecologista só exigirá exames clínicos compatíveis com a idade. Além disso, o exame das mamas e das genitais só acontecerão quando ela se sentir à vontade.

Pais, lembre-se: quanto mais informação a sua filha tiver sobre o corpo, mais responsabilidade sobre ele haverá!

Compartilhe
plugins premium WordPress