Modulação hormonal

A modulação hormonal é o nome dado ao tratamento para repor os hormônios perdidos e proporcionar mais qualidade de vida às mulheres

Na medida que envelhecemos, os hormônios presentes em nosso organismo diminuem, ocasionando um desequilíbrio em nosso corpo que resulta em diversos sinais. O climatério é a fase da mulher que antecede a menopausa e é quando vemos essas alterações começarem a acontecer. A idade que o climatério inicia é muito variável, normalmente após os 40 anos e a menopausa entre os 45 e 55 anos.

modulação hormonal é o nome dado ao tratamento para repor os hormônios perdidos e proporcionar mais qualidade de vida às mulheres. Através de uma avaliação e com auxílio de exames, verificamos quais hormônios devem ser repostos.

modulação hormonal utiliza hormônios bioidênticos e o profissional indicará a melhor maneira para reequilibrar o seu corpo, através da avaliação feita com base no histórico de vida da paciente, de sua saúde e seus hábitos.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINAIS DE DESEQUILÍBRIO HORMONAL NO CLIMATÉRIO?

  • Insônia;
  • Ganho de peso;
  • Perda da libido;
  • Estresse e ansiedade;
  • Alterações no ciclo menstrual;
  • Cansaço excessivo.

COMO PODEMOS REPOR ESSES HORMÔNIOS?

Usamos principalmente as formas transdérmica (gel) ou através dos implantes subcutâneos que podem também ter efeito contraceptivo se a paciente desejar ou precisar.

O QUE SÃO OS IMPLANTES HORMONAIS?

São dispositivos de silicone preenchidos por hormônios (no caso dos inabsorvíveis) que quando colocados sob a pele liberam os hormônios de forma gradativa e constante. São 5 tipos de hormônios diferentes que devem ser indicados para cada paciente após avaliação médica.
Podemos optar por hormônios absorvíveis que duram de 6 a 8 meses ou inabsorvíveis que duram 1 ano, devendo ser retirados após esse tempo. É recomendado a adoção de hábitos saudáveis de vida como dieta balanceada e exercícios físicos. A maioria das pacientes optam pelos implantes pela praticidade de seu uso e normalmente o principal motivo de parar é o desejo de engravidar. Os implantes não prejudicam o futuro reprodutivo da mulher e a fertilidade é retomada assim que os efeitos dos hormônios cessam no organismo.

principais indicações:

  • Contracepção;
  • Melhora da TPM;
  • Endometriose e adenmiose;
  • Reposição hormonal no climatéro e menopausa.

COMO SÃO COLOCADOS:

Com anestesia local, coloca-se sob a pele próximo a região glútea e os cuidados após a colocação são não praticar atividade física por 3 dias e o retorno às atividades cotidianas são imediatamente após a colocação.

Compartilhe
plugins premium WordPress