O Implante Hormonal é um pequeno dispositivo implantado sob a pele. Esse tratamento libera doses individualizadas de determinados hormônios diretamente na corrente sanguínea, de forma controlada e progressiva.
Como tais doses são controladas de forma segura, o tratamento de Reposição Hormonal com Implante é eficaz e com efeitos colaterais minimizados.
No entanto, por envolver hormônios, o Implante é cercado por diversos mitos e mentiras. Confira abaixo quais são os principais.
- “O Implante Hormonal causa dependência”
O objetivo do tratamento é adequar as taxas hormonais, repondo os hormônios que o corpo produzia e hoje não produz mais ou produz abaixo dos níveis ideais.
Inclusive, a paciente pode trocar a via da Reposição Hormonal, como por gel – no entanto, o Implante é mais eficiente.
Ao suspender o tratamento, ela sentirá diferença na sua qualidade de vida.
- “O Implante Hormonal engorda”
Na verdade, durante o Climatério e a Menopausa, o metabolismo da mulher fica mais lento e o corpo tem maior facilidade em acumular gordura – e quando a paciente tenta emagrecer, sente uma maior dificuldade.
Em outros casos, pode haver um inchaço transitório nos primeiros meses, que pode ser evitado com exercícios físicos e uma alimentação saudável.
Ou seja… O ganho de peso nada tem a ver com o Implante Hormonal!
- “O Implante Hormonal causa infertilidade”
Se você utiliza o Implante como método contraceptivo, também pode ficar tranquila: eles param de fazer efeito ao serem removidos e os hormônios não ficam no corpo da mulher, não afetando em nada na fertilidade.
Ao repor e adequar os seus níveis hormonais, a sua qualidade de vida e o seu bem-estar são recuperados!