Os cuidados corretos com a higiene íntima são indispensáveis e precisam ser diários, mas durante o período menstrual eles devem ser redobrados.
Na fase do ciclo em que acontece o sangramento, algumas alterações deixam a mulher mais vulnerável à determinadas infecções mais sérias, pois, além da maior vascularização local e abertura uterina, a presença de sangue e secreções facilita a proliferação de bactérias e fungos na região.
Para não tornar esse período ainda mais conturbado, busque seguir as dicas abaixo:
Não fique mais de 4 horas com o mesmo absorvente, principalmente se for interno
Trocar o absorvente com frequência, mesmo em dias de fluxo leve, impede a proliferação de bactérias nocivas à saúde íntima.
Além disso, o atrito e o aumento da umidade e da temperatura na região podem causar assaduras e alergias.
Jamais faça duchas vaginais – Isso vale para o mês inteiro!
A vagina é autolimpante. Ao fazer a ducha interna, além de retirar a proteção natural e alterar o pH vaginal, existe o risco de provocar o refluxo de bactérias da pele para o canal e o útero.
Limpe a vulva apenas com água e sabonete neutro
Para higienizar a vulva entre as trocas de absorvente, não use apenas papel higiênico, ele não é suficiente para remover todos os resíduos da menstruação.
Com movimentos suaves, faça a lavagem da região apenas com água corrente e sabonete neutro, e não esqueça de se secar bem.
Evite os lenços umedecidos e desodorante íntimo
Mesmo que eles tenham um cheirinho agradável, esses produtos são indicados apenas para casos esporádicos. Usá-los com frequência põe em risco a saúde da flora vaginal e pode causar alergias.
Com esses cuidados, a sua região íntima estará saudável e, consequentemente, o seu bem-estar durante o período menstrual será maior!