A escolha do método contraceptivo gera muitos questionamentos. Eficácia, possíveis efeitos colaterais e segurança são alguns fatores que precisam ser considerados na hora da decisão.
Por mais que não exista nenhum método que seja 100% eficaz, alguns chegam bem perto disso, como por exemplo:
Pílula anticoncepcional – se utilizada corretamente, tem eficácia média de 99,7%
Esse é o método mais utilizado pelas mulheres para evitar a gravidez. Além de ser benéfica por reduzir sintomas de TPM, melhorar as acnes e aliviar as cólicas, as pílulas são combinações de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibem a ovulação e tornam o muco cervical hostil ao espermatozoide.
Implante subcutâneo – eficácia média de 99,9%
Através de um pequeno bastonete inserido sob a pele do braço, um hormônio sintético similar à progesterona é liberado diretamente na corrente sanguínea, em pequenas e graduais doses diárias. O Implanon age dificultando a subida dos espermatozoides pelo colo do útero, impedindo-os de chegar até os óvulos e, em dose mais fortes, inibe a ovulação.
É um método reversível e seu efeito contraceptivo tem duração de até 3 anos.
Dispositivo Intrauterino (DIU) – eficácia superior a 99%
O dispositivo em formato de T é inserido no útero pela Ginecologista e pode permanecer no corpo da mulher por cerca de 5 anos. Esse método impede a gravidez com a liberação do cobre ou de hormônios, que dificultam a fecundação.
Assim como o Implanon, o DIU é uma excelente opção por seus efeitos não dependerem da necessidade da mulher de ingerir algum medicamento.
Cada organismo se adapta melhor a um método e é necessário adequar a escolha à rotina e ao histórico familiar da paciente. Por isso, essa decisão deve ser feita com a ajuda da sua Ginecologista.
LEMBRE-SE:
Além de prevenir a gravidez não planejada, é importante se proteger contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Apenas as camisinhas femininas e masculinas exercem esse papel. Então, mesmo que você use outro método contraceptivo, garanta a dupla proteção usando sempre a camisinha.