O QUE É A REPOSIÇÃO HORMONAL
A terapia de reposição hormonal é um tratamento que visa repor os hormônios em falta no organismo da mulher, principalmente a partir dos 50 anos.
Quando a mulher entra no climatério – o período que antecede a menopausa, os ovários passam, gradativamente, a produzir menos estrogênio e progesterona e as mulheres passam a notar alterações no seu organismo provenientes do declínio hormonal.
COMO IDENTIFICAR SE VOCÊ PRECISA DE RESPOSIÇÃO HORMONAL
Sintomas como ondas de calor, mudanças de humor, ressecamento vaginal e falta de libido são bem solucionados com a reposição hormonal na dosagem correta. Além disso, o tratamento também se propõe a prevenir a perda óssea e reduzir as chances de fraturas por osteoporose, comuns nessa fase da vida.
Nem todas as mulheres precisam fazer a reposição hormonal, mas para aquelas que sofrem com sintomas moderados a intensos pode ser uma boa opção.
MÉTODOS DE REPOSIÇÃO HORMONAL
A reposição pode ser feita de diferentes maneiras, como por via oral, gel de uso tópico, adesivos aplicados à pele e por meio de implantes subcutâneos.
Os implantes subcutâneos são a solução mais recente e eficaz por conta da sua praticidade. Os dispositivos de aproximadamente 3 cm são aplicados sob a pele e liberam doses diárias e graduais dos hormônios em falta no organismo, de forma que a mulher não precise se preocupar em ingerir cápsulas.
A duração do tratamento varia de mulher para mulher, mas não deve exceder 5 anos, pois há risco de câncer de mama e de doenças cardiovasculares.
Por isso, é de suma importância que o tratamento seja prescrito e acompanhado por um médico de confiança, para que a administração, a dosagem e o tempo sejam determinados de forma segura e eficaz, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Será que você precisa de reposição hormonal? Marque uma avaliação e vamos investigar!