5 coisas que não te contam sobre a vagina…

Conhecer a própria vagina é essencial para a saúde como um todo, higiene íntima, vida sexual e para se conectar com si mesma.

A vagina é um órgão com muitas particularidades, mas ainda pouco conhecido por muitas mulheres, seja por tabu ou apenas falta de autoconhecimento.

 

Conhecer a própria vagina é essencial para a saúde como um todo, higiene íntima, vida sexual e para se conectar com si mesma.

 

Por isso, vamos aos 5 fatos e curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a vagina:

 

1  Ela não "alarga" permanentemente

A vagina é um tubo muscular elástico e flexível, capaz de retornar ao formato e tamanho originais após o parto ou relações sexuais frequentes.

 

2  A cor da vagina não segue um padrão e pode mudar

Assim como a vulva, a vagina também pode mudar seu aspecto e cor conforme os níveis hormonais, como na gravidez e menopausa.

 

3 Ela é autolimpante

Não é necessário limpar a parte interna do canal vaginal, ele se limpa sozinho com a própria secreção. Limpar a vagina pode causar desequilíbrios na sua flora e aumentar a chance de infecções.

 

4 Vagina tem cheiro!

O pH ácido confere a ela um odor suave, característico de uma vagina saudável. Tentar elimina-lo pode causar alergias e desequilíbrios.

 

5 A vagina contém milhares de bactérias

A microbiota vaginal é composta por fungos e bactérias que ali habitam normalmente, essenciais para a proteção e saúde dos órgãos sexuais.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa parte importante da sua região íntima, que tal dar mais atenção a ela?

Compartilhe
plugins premium WordPress